Menu
InícioO AzeiteProduçãoProdutosMediaContactosPTEN

Olival

A quinta situa-se no concelho de Vila Flor, na zona de Trás-os-Montes. Zona muito propícia à produção de azeite de elevada qualidade.

Cultivo

Possuímos 5600 oliveiras espalhadas por toda a área da quinta. O nosso modo de produção é o modo de produção integrada certificada pela certis com licença º PRODI425UP.

Azeitona

Fruto advindo das oliveiras. É a partir deste fruto que extraímos o azeite.

No nosso olival pode-se encontrar duas variedades de oliveiras: cobrançosa e cordovil.

Apanha

É utilizado o processo tradicional, ou seja, manualmente, que consiste no varejamento das oliveiras de forma a extrair a azeitona que acaba por cair num pano “previamente estendido e esticado em redor do tronco da oliveira.”

Extração

A azeitona terá de passar por vários processos que incluem diferentes tipos de máquinas de forma a ser transformada em azeite. É um conjunto de processos totalmente mecânicos, do qual se obtém o Azeite Virgem, pois não comporta qualquer produto químico na sua extracção, nem é sujeito a tratamento posterior, de onde resulta um produto 100% natural.

Análise

Todos os anos realizam-se análises de uma amostra dos diferentes tipos de azeite no Instituto Piaget. Faz-se análise química (nível de acidez, índice de peróxidos, absorvência, ceras) e análise sensorial do azeite em Mirandela.

Classificação

É um azeite virgem Puro com uma acidez não superior a 3g por 100g.

Armazenagem

Com o objectivo de obter uma conservação máxima das qualidades do azeite, armazenamos o nosso azeite em depósitos de inox. Durante esse período são rigorosamente controladas as condições de higiene, arejamento, temperatura e luminosidade.

Engarrafamento

Depende bastante da quantidade de azeite disponível nesse ano e também de acordo com as necessidades dos clientes. O nosso azeite é engarrafado em 3 tipos: garrafões de 5 litros, garrafas de 500ml e de 250ml.

Docwings, Lda.Google+