Menu
InícioO AzeiteProduçãoProdutosMediaContactosPTEN

Sobre o Azeite Paiva

A Quinta da Costa da Sobreira localiza-se na freguesia do Nabo concelho de Vila Flor, com uma área total de 21,6ha, região conhecida pelos seus vastos olivais e amendoais.

Na quinta inicialmente estavam plantadas maioritariamente oliveiras e amendoeiras. Numa posterior remodelação optou-se por plantar apenas oliveiras num total de 5.600, dedicando-se assim exclusivamente à produção de azeite.

Para a produção do mesmo optamos pelo modo de produção integrada (estamos certificados pela CERTIS com a licença º PRODI425UP). Este modo de produção permite maior estabilidade à árvore (uma vez que não nos é permitido lavrar a terra) e por conseguinte a uma produção de azeite mais homogénea ao longo dos anos.

O terreno é atravessado por um curso de água que nos permite ter água suficiente para podermos ter rega gota a gota o que se torna absolutamente indispensável dado que permite um aumento substancial da produção e influência os problemas da safra e contra-safra. Sendo a água necessária durante o ciclo anual, há dois períodos críticos; o primeiro na fase de desenvolvimento do caroço – em primaveras secas endurece, não aumenta de tamanho e condiciona o desenvolvimento do fruto – e o segundo ocorre com o desenvolvimento da polpa; os frutos enrugam e o conteúdo em azeite pode diminuir consideravelmente.

olives

No nosso olival predominam as seguinte variedades de oliveiras:

1. Cobrançosa
Dá origem a um fruto médio, elipsoidal, de diâmetro máximo na parte mediana; forma apical pontiaguda ou arredondada, de vértice saliente ou com mamilo; forma basal truncada ou arredondada; cavidade peduncular pequena, circular, medianamente profunda.

2. Cordovil
Dá origem a uma azeitona grossa e verde é considerada a mais fina de todas as espécies produzidas em Portugal.

Docwings, Lda.Google+